Comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor de automóveis. ABEPRO Associação Brasileira de Engenharia de Produção, São Paulo, 13 out. 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 out. 2011.
Ronaldo Valente Canali
Maicon Borges
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE AUTOMÓVEIS
1. CREDENCIAIS DA AUTORIA
Márcia Zampieri Grohmann (UFSM/PPGA)
Andréia Regina Schaedler (UFSM)
2. CONCLUSÕES DA AUTORIA
Este estudo buscou identificar quais são os atributos mais importantes no processo de compra de automóveis e como as variáveis demográficas e socieconomicas afetam nestas preferências. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com 400 condutores de automóveis. Os resultados demonstram que os aspectos mais importantes são: resistência/durabilidade, estabilidade/dirigibilidade, serviço de atendimento ao consumidor e a preocupação da empresa com suas opiniões e sugestões. Os aspectos com menores médias são: tamanho do porta malas, modelo, marca e elemento de poder/satus. Dentre as variáveis demográficas comumente utilizadas para segmentação de mercado, observou-se que o sexo e a idade causam diferenças de percepções em oito das trinta variáveis e a renda causa diferença em seis variáveis. Por fim, conclui-se que os atributos propostos pela literatura vão ao encontro da realidade, pois os mesmos apresentaram boas médias, ou seja, foram considerados pelos consumidores como fatores importantes para a decisão de compra.
3. RESUMO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS DO AUTOR - (DIGESTO)
Na primeira parte, o autor utiliza de fundamentação teórica para aprofundar seus conhecimento em conceitos básicos referente o comportamento do consumidor, e defini que os consumidores estão cercados por diversos produtos e serviços, tendo que escolher constantemente entre diversas marcas ou opções. Segundo Karsaklian (2000, p. 18), “o estudo do comportamento do consumidor diz respeito à elucidação das razões que fazem com que o indivíduo compre e consuma um produto em vez de outro,