A sociologia e a administração
Durante a transformação do mundo moderno, a centralidade atribuída ao homem como ser que tem livre arbítrio e capacidade de produzir, gerir e construir seu destino contrapõe ao papel até então atribuído a Deus como único responsável pela fortuna da humanidade.
N século XVII a Revolução Científica instituiu a Ciência moderna, como método científico próprio que estabelece uma modernidade nos procedimentos para conhecimentos apoiados na observação, experimentação, uso de cálculos e instrumentos, propiciando o desenvolvimento do método científico nas ciências naturais.
A valorização da razão e do saber prático de todas as esferas da vida social são características do pensamento moderno são apontadas por Aranha.
O Iluminismo é um movimento filosófico, científico e racional que influenciava os pensadores da época e até hoje está presente no pensamento social. A ideia iluminista bate de frente com e revelação religiosa e busca superar o princípio da autoridade e romper com supertições e crenças religiosas. Além disso, o pensamento iluminista é profundamente marcado por uma visão otimista a respeito do progresso, do desenvolvimento e da capacidade do homem, por meio da ciência, de construir um mundo melhor.
Na origem da sociologia e da administração, surge a Revolução Industrial e a Revolução Francesa. No plano econômico da Revolução Industrial representou a ruptura com o feudalismo e o surgimento do capitalismo de produção, com superação do artesanato para o mecanismo da indústria. Porém, a Revolução Industrial não é importante apenas no ponto de vista produtivo e sim nas mudanças na estrutura institucional, cultural, social e política. O plano político da Revolução Francesa transformou as relações sociais ao elevar a burguesia ao poder político e inaugurar o Estado Moderno, tendo consequências sérias e duradouras até fora da Europa. Ao