Sociologia e administração
2011
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O SURGIMENTO DO SOCIAL COMO PROBLEMA
“As mudanças provocadas pela revolução industrial, (...), marcaram profundamente a organização social, modificando-a por completo, criando novas formas de organização e causando modificações culturais duradouras que perduram até os dias atuais.” (pág. 13)
“Denominamos Revolução Industrial o período em que um conjunto de invenções e inovações relacionadas permitiu alcançar uma enorme aceleração da produção de bens e assegurar um crescimento que foi se tornando rapidamente independente da agricultura.” (pág. 14)
“(...) conhecido como primeira revolução científico-tecnológica, os homens deixaram de ser nômades – caçadores e coletores de sementes e frutos – e se fixaram em locais onde constituíram as primeiras aglomerações urbanas.” (pág. 14)
“Os avanços que aconteceram nessa primeira revolução científico-tecnológica só foram equiparados quando da ocorrência da segunda revolução cientifico – tecnológica, também conhecida como Revolução Industrial.” (pág. 14)
“A revolução industrial inglesa deve sua ascensão inicial á indústria algodoeira, que multiplicou extraordinariamente a produção de tecidos com a introdução de teares mecânicos. Mas foi a siderúrgica que ao revolucionar sua tecnologia de produção, produziu um impacto ainda mais decisivo, pois repercutiu em todo o desenvolvimento industrial posterior e, na realidade o tornou possível.” (pág. 15)
“Com a revolução industrial houve um enorme crescimento da economia inglesa, o que provocou:
Um aumento da necessidade de suas indústrias por matéria prima, que a Inglaterra não tinha e que era obrigada a buscar no mercado externo;
A necessidade de ampliar o mercado consumidor dos seus produtos.” (pág.