sociologia na administração
Desenvolvimento e integração entre a sociologia e administração
Ponto de partida – entre os anos 1820 e 1850
(Inglaterra ; França e Alemanha)
Segundo Dahrendof, durante
o século XIX três problemas constituíram-se em temas da pesquisa social: “o da divisão do trabalho e suas consequências sociais; o da desumanização da vida do trabalho individual e o da sociedade de classes como consequência da organização social da industria”.
A produção industrial continha em seu cerne um
conflito de interesses entre os que possuíam ou controlavam os meios de produção, as fábricas e as máquinas, e aqueles que ofereciam ao mercado sua capacidade de trabalho, vendendo-a mediante contratos livres apenas aparentemente.
Sendo
a Administração, hoje, uma realidade marcante da Sociologia Moderna, é natural que ela, desde o início, se interessasse pelos diferentes tipos de organização.
ORIGENS, OBJETIVOS E FINALIDADES
A sociologia da Administração “estuda o setor do
comportamento social determinado pela produção industrial de bens” (LAKATOS, 2009, p. 16)
“ A sociologia fornece a base explicativa para o
comportamento coletivo dos participantes de uma empresa, bem como prescrições para torná-los mais produtivos” ( BERNADES, 1982, p. 16)
LOGO:
Compete a Sociologia da Administração o estudo sistemático das relações sociais e da interação entre indivíduos e grupos relacionados com a função econômica da produção e distribuição de bens e serviços necessários à sociedade.
ORGANIZAÇÃO
Segundo
Mayntz (1980), são formações sociais articuladas, em sua totalidade, com um número necessário de menbros. Têm funções internas diferenciadas, possuem, de maneira consciente, fins e objetivos específicos e estão ordenadas de forma racional, pelo menos intencionalmente, tendo em vista o cumprimento desses fins e objetivos.
Objeto da Sociologia da Administração
Estuda as Relações industriais