Ldb - lei de diretrizes e bases - perguntas e respostas
Faculdade de Educação – FE
Organização da Educação Brasileira – OEB
Professor Remi Castioni
Aluno: Richard Back – 1005685
Trabalho sobre o texto da LDB, de Demerval Saviani
Questão 01:
O autor define os objetivos reais e os proclamados da seguinte forma: Os objetivos proclamados indicam as finalidades gerais, as intenções últimas, ao passo que os objetivos reais indicam os alvos concretos da ação. A relação deste conceito com as diretrizes e bases da educação nacional se dá quando os objetivos proclamados viram enunciado, quando definem o conceito de educação. O objetivo real, nesta relação se dá quando examina-se os títulos dos enunciados, isto é, da organização e funcionamento da educação.
Questão 02:
A concepção neoliberal da LDB está na tentativa de mascarar os objetivos reais com os objetivos proclamados, em suma, de mascarar suas reais intenções através de leis e enunciados que escondem seu real significado atrás de enunciados generalistas.
1º Contradição: A cisão entre o direito e o fato, como no caso do escravo, exemplificado pelo autor. 2º Contradição: Opacidade nas relações sociais, onde, por esta ideologia, o que importa é o “fetichismo da mercadoria”. 3º Contradição: Enfrentamento entre proprietários aparentemente iguais, mas de fato desiguais, realizando, sob a aparência da liberdade, a escravização do trabalho ao capital.
Questão 03:
O autor faz a seguinte afirmação pelo caráter estatal da educação, sua concepção e execução, e a afirmação que a educação é direito social garantido pelo estado.
Questão 04:
O texto de caráter socialista, e depois social-democrata foi modificado na Câmara dos Deputados quando foi a Plenário e recebeu 1.263 emendas, o que justificou sua tramitação outra vez nas comissões. Uma clara manobra. A nova relatora, Ângela Amin acatou diversas emendas de interesse de grupos