Comportamento do consumidor
“Entender o comportamento do consumidor do mercado-alvo é a tarefa essencial do administrador de marketing, pois o mercado de consumo é constituído de todos os indivíduos e domicílios que compram ou adquirem produtos e serviços para consumo pessoal”. (Philip Kotler)
I- Teoria de Malow – Hierarquia das Necessidades
A teoria de Maslow é também conhecida por Pirâmide de Maslow ou Hierarquia das necessidades. Foi desenvolvida por Abraham Maslow em 1943, e procura estabelecer uma escala de valores para as necessidades do ser humano; para isto, tais necessidades são classificadas em grupos relacionados com a sua natureza e com o grau de prioridade.
1- Necessidades fisiológicas:
Estas são as necessidades mais básicas, mais físicas (água, comida, ar, sexo, etc.) Quando não temos estas necessidades satisfeitas ficamos mal, com desconforto, irritados, com medo, doentes. Estes sentimentos e emoções nos conduzem à ação na tentativa de diminuí-los ou aliviá-los rapidamente para estabelecer o nosso equilíbrio interno. Uma vez satisfeitas nós abandonamos estas preocupações e passamos a nos preocupar com outras coisas.
2- Necessidades de segurança No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurança, proteção, estabilidade e continuidade. A busca da religião, de uma crença deve ser colocada neste nível da hierarquia.
3- Necessidades sociais
O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Nós queremos nos sentir necessário a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua família, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a sensação de pertencer a um grupo. Política, religião e torcida são também exemplos de agrupamentos.
4- Necessidades de status ou de estima
O ser humano busca ser