Comportamento do cliente
O consumidor é considerado, antes de mais, um ser simultaneamente emotivo e racional, possuindo uma atitude perante uma decisão de compra. Se o individuo for um individuo que quando faz compra é impulsivo, isto é, faz uma compra irracional, sem pensar,está a ter uma atitude considerada emocional, pois ao adquirir um bem por impulso significa que sentiu uma atracção instantânea pelo produto, quer devido à embalagem, do preço ou do apelo publicitário. Na abordagem emocional, o consumidor compra com o intenção de obter sensações e emoções, ou seja, o que lhes importa é o que podem retirar do consumo desse produto, numa perspectiva experiencial, e ainda, por motivos de simbolismo individual e social.
Por outro lado, se o indivíduo faz uma compra planeada, em que faz pesquisa e pondera todos os factores antes da tomada de decisão de compra. Como por exemplo, na compra de um carro, em que o consumidor pondera entre outros factores, o preço, o conforto e o consumo efectuado pela viatura. Isso reflecte uma atitude racional por parte do mesmo, aquando da tomada de decisão.
Na abordagem racional, o consumidor analisa o problema, procura soluções, avalia todas as alternativas, mediante as suas necessidades, faz a escolha e avalia resultados.
As decisões de compra baseiam-se somente na dimensão racional do consumidor. Comente.
Decidir por comprar um produto acarreta vários problemas relacionados com o consumidor e com factores externos que o afectam. A demasiada oferta disponível hoje em dia e as condições de compra do consumidor, condicionam as suas decisões.
Desta forma as decisões de compra não se restringem à dimensão racional do consumidor, mas também à dimensão experiencial.
Na primeira, o indivíduo procura encontrar informação que pensa ser essencial para a aquisição do produto/serviço, ou seja, analisa o problema, busca soluções, avalia