COMPORTAMENTO DO CLIENTE
Segundo o livro Comportamento do Cliente de John C. e Michael S. o significado clássico da palavra consumidor é de uma pessoa que compra para gasto próprio, enquanto o de cliente é de uma pessoa ou organização que desempenha um papel no processo de transação com uma empresa ou organização. A maioria das referencias bibliográficas sobre marketing ainda utilizam o termo consumidor quando tratam de pessoas ou famílias que adquirem ou compram serviços e produtos para o consumo pessoal.
Indo além do comportamento do consumidor, o termo consumidor para tratar do mercado de bens de consumo é utilizado de maneira didática, pois, na realidade pratica, o mais utilizado pelas organizações é o termo cliente. Tratar o consumidor como cliente não significa desconsiderar as diferenças existentes na comercialização entre pessoas e organizações, mais sim considerar que independentemente do tipo de mercado, quem influencia e toma decisões da compra são pessoas, com crenças, valores e atitudes que são formados pela sociedade ou pela personalidade.
Conhecendo os clientes
Segundo o site Ebah conhecer o cliente e entender o seu comportamento não é tarefa simples. Eles podem dizer uma coisa e agir de outra forma, podem não ter consciência de suas reais motivações, e também recebem influencias que fazem com que mudem de idéia no ultimo momento. Por isso, o comportamento do cliente estuda como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, idéias para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
Esses comportamentos são ações dos indivíduos ou grupo de indivíduos diretamente envolvidos na compra ou utilização de produtos e serviços envolvendo o processo de decisão que precede e determina essas ações, assim como o comportamento de satisfação pós compra. Tendo como objetivo indicar meios para criação de novos produtos, características de produtos, preços, semanais.
Distinguindo consumidor de cliente.
Ate os anos 90 o