Comportamento, Clima e Cultura Organizacional
A primeira etapa de desenvolvimento do grupo, a iniciação, é marcada pela incerteza e ansiedade. Membros novos ou potenciais se concentram em conhecer suas mútuas opiniões e habilidades pessoais.
Quando o grupo entra na segunda etapa de desenvolvimento, a diferenciação, é provável que surjam conflitos, à medida que os seus membros tentam alcançar acordo quanto ao propósito, as metas e aos objetivos do grupo. Diferenças pronunciadas de opinião também podem surgir à medida que os membros tentem obter consenso sobre como exatamente executarão a tarefa formalmente prescrita para o grupo.
Tendo amadurecido a etapa de diferenciação, os membros do grupo devem resolver conflitos acerca de outras questões cruciais na terceira etapa de desenvolvimento do grupo, a integração. A integração está voltada ao restabelecimento do propósito central do grupo à luz da estrutura de papéis desenvolvida durante a diferenciação. A tarefa do grupo pode passar a ser definida em termos informais, que modificam o seu propósito formal e refletem a experiência e as opiniões dos membros do grupo. Alcançar um consenso sobre o propósito do grupo ajuda a desenvolver um sentido de identidade entre os membros e promove a coesão interna. Também fornece o fundamento para o desenvolvimento de regras, normas e procedimentos adicionais para ajudar a coordenar interações entre os membros do grupo e facilitar a busca de metas.
Na etapa final do desenvolvimento do grupo, a maturidade, os membros desempenham seus papéis e trabalham para alcançar as metas do grupo.
O desenvolvimento do grupo, portanto, é um processo dinâmico e contínuo. Nem todo grupo passa de um modo previsível e gradual por todas as quatro etapas