Comportameno do Consumidor
Administração da Produção e Operações
Aula 03 - CAPACIDADE DE PRODUÇÃO
Capacidade de Produção de um Sistema
A capacidade de produção de um sistema é determinada pela máxima produção de um produto específico ou compostos (famílias) de produtos que o sistema de operários ou máquinas é capaz de produzir dentro de um certo regime de trabalho (turnos).
Capacidade de Produção e Demanda: Olaria Barroforte
2.500
Milhares de Tijolos
2.000
1.500
1.000
500
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Mês
Demanda
26/02/2012
Capacidade
Out
Nov
Dez
Tipos de Capacidade de Produção
Capacidade instalada pode ser traduzida como o limite da produção ou a capacidade máxima de produção de uma fábrica. É a quantidade de unidades de produto que as máquinas e equipamentos instalados são capazes de produzir.
O nível de utilização da capacidade instalada é dado pela relação entre o volume efetivamente produzido pela indústria (ou unidade industrial) e o que poderia ser produzido, se o equipamento estivesse operando a plena capacidade. Em outros termos, a diferença entre o volume efetivamente produzido e aquele que poderia se produzido se houvesse plena utilização da capacidade instalada, corresponde à capacidade ociosa.
Capacidade
Instalada
1200 toneladas. Capacidade de sistema 1000 toneladas. Capacidade de sistema pode ser menor por efeitos como variações nas demandas, rigorosas especificações de qualidade, desequilíbrios inerentes aos equipamentos ou mão-de-obra.
26/02/2012
Produção
Efetiva
970 toneladas. Eficiência do Sistema:
Produção efetiva_____
Capacidade do Sistema
Produção efetiva pode ser menor devido a fatores falha na programação, set ups, estratégias de controle ou ineficiências dos operários ou máquinas. 2
GARGALO DE PRODUÇÃO x
CAPACIDADE
Recurso gargalo: é aquele recurso cuja capacidade é igual ou menor do que a demanda