Microeconomia
2012/2013
Licenciatura em Economia
Capítulo I – Economia como Ciência
Qual a definição de economia? A economia é o estudo do uso de recursos escassos destinados a satisfazer as vontades humanas ilimitadas. No modo de vida actual e passada a escassez é inevitável e é central aos problemas de natureza económica. Da definição dada três questões emergem, o que são os recursos de uma sociedade? Por que razão a escassez é inevitável? Quais são as consequências da escassez?.
Em que consistem os recursos de uma sociedade? Os recursos de uma sociedade consistem de dotações naturais tais como terra, florestas e minérios, dotações humanas (físicas e mentais) e meios técnicos e físicos de produção tais como máquinas e instalações.
Defina o conceito de escassez? Os recursos actualmente existentes e à disposição das sociedades não inadequadas para proporcionarem a satisfação integral das vontades humanas. Constitui isto uma realidade para qualquer economia independentemente do seu nível de desenvolvimento.
Defina o conceito de escolha e relação da escolha com a escassez? Os recursos económicos são escassos e, por isso, as sociedades defrontam-se com o problema da decisão de escolha de produções e consumos a realizar. De facto a escassez implica a necessidade de escolha, mas a escolha implica a existência de custo, isto é, a decisão de ter mais de uma coisa requer a decisão de ter menos de uma outra coisa qualquer. O menos de outra coisa pode ser visto como um custo de ter mais de uma coisa. Em suma, a escassez implica que a escolhas devem ser feitas, e fazer escolhas implica a existência de custos.
Defina custo de oportunidade? O custo de oportunidade da utilização de recursos para um determinado fim é o benefício sacrificado pela não utilização desses recursos da melhor forma alternativa, por exemplo, numa dada economia, uma certa quantidade de recursos é utilizada na construção de 20 km de estrada asfaltada. Se este recursos