planejamento
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Adriano G. Silva
9292641053
Adriano.eng.eletrica@aedu.com
David L. Oliveira
9292689521
Davidlira@aedu.com
Professor
Alexandre B. Junqueira
Anhanguera Educacional
Alexandre.junqueira@grupoantolin.com
ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
LABORATÓRIO DE INVERSOR DE FREQUÊNCIA
São José dos Campos, 8 de Novembro de 2013
OBJETIVO O entendimento de motores é fundamental para um engenheiro eletricista que vá trabalhar na área industrial, projetos ou manutenção. Este laboratório foi praticado com os objetivos abaixo:
Entender as ligações de força de um motor de indução trifásico utilizando a ligação estrela-triângulo.
Conectar corretamente os cabos de força e manobra de um inversor de frequência e um motor.
Utilizar o inversor para ajuste de velocidade do motor.
Entender e alterar parâmetros de funcionamento de um inversor.
INTRODUÇÃO Neste tópico apresentaremos os fundamentos teóricos de motores de indução trifásicos, inversores de frequência e o kit utilizado para conexão e aprendizagem dos métodos de utilização.
Motor de Indução Trifásico
Uma forma de excitar os enrolamentos do estator e do rotor ocorre na máquina de indução, na qual há correntes alternadas nesses dois enrolamentos. O exemplo mais comum é o motor de indução, no qual a corrente alternada é fornecida diretamente ao estator e por indução ao rotor (ação do transformador).
A máquina de indução pode ser considerada como um transformador generalizado, n qual ocorre transformação de potência elétrica entre estator e rotor, com mudança de frequência.
No motor de indução, o enrolamento de estator é essencialmente o mesmo do motor síncrono. No rotor o enrolamento é eletricamente fechado (gaiola de esquilo) e não tem terminais externos, e as correntes são induzidas no rotor pela ação