Componentes e aspectos do processo de tomada de decisão do sig
Tomada de Decisão do SIG
Biguaçu, 06 de junho de 2013
Introdução
O sistema de informação gerencial vem a ser um fiel aliado ao gestor no processo de tomada de decisão. A forma como dados são processados até ser gerada a informação é que leva ao estudo do SIG, e a informação é de suma importância para que a decisão seja tomada conforme o ambiente a qual a empresa está inserida.
Um dos maiores desafios dos sistemas de informações é assegurar de forma confiável a qualidade e agilidade da informação que é imprescindível para as organizações e seus gestores. Tornando-se um diferencial onde o planejamento coleta e seleciona os dados, levando ao nível estratégico da organização para transformá-los em informações com alto aproveitamento para a definição de estratégias, planos e metas a se atingir.
A era da informação é responsável pelo valor adicional às tomadas de decisões pelo administrador, pelo objetivo de melhorar os resultados da empresa e o apoio de forma confiável da informação adquirida.
Sistemas de Apoio à Decisão
Do ponto de vista da administração de empresas em concordância com a definição de sistemas, existem dois elementos fundamentais para a tomada de decisões: os canais de informações e as redes de comunicação. Os canais de informações são de onde as empresas adquirem os dados, já as redes de comunicação direcionam para onde os dados deverão ser direcionados.
Componentes do SIG
Dado: é o elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de um fato ou situação.
Tratamento: é a transformação de um insumo (dado) em um resultado administrável (informação).
Informação: é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões.
Alternativa: é a ação sucedânea que pode levar, de forma diferente, ao mesmo resultado.
Decisão: é a escolha entre vários caminhos alternativos que levam a determinado resultado.
Recurso: é a identificação das alocações ao longo do