Componentes de motores
Para atender às mais variadas necessidades do atual estado de desenvolvimento tecnológico, os fabricantes constroem motores de todos os tipos.
Assim, encontram-se motores a gás, gasolina, óleo diesel, querosene, álcool e movidos com outras misturas dos vários combustíveis existentes.
O Motor de quatro tempos
Todos os motores funcionam pelo mesmo princípio: queimando combustível, formam-se gases em grande quantidade. Aparece uma pressão grande sobre o pistão, que o empurra para baixo e força o virabrequim a virar. Os motores que funcionam com o processo chamado "quatro tempos" são os mais comuns, no mundo inteiro. São conhecidos também como “motores Otto”, porque foram imaginados, pela primeira vez, por um engenheiro alemão chamado Nícolas Otto.
Bloco do motor
O bloco do motor congrega os cilindros no interior dos quais se encontra o pistão, as aberturas das válvulas e quando arrefecidos a água, as aberturas para a passagem do fluxo de água. Os cilindros tem a sua superfície num acabamento "espelhado" para evitar as perdas excessivas por atrito do pistão contra sua superfície interna. Atualmente os cilindros são confeccionados em aço ou aluminio, ou ainda, suas ligas para resistir às altas taxas de compressão a que são submetidos, normalmente são feitos em um único bloco para se evitar a formação de perfis de ruptura muito pronunciados. Dentro do cilindro desloca-se o pistão, cujo movimento é subir e descer . Atravessado no pistão, há um pino que fica numa haste chamada biela.
O bloco é a estrutura principal do motor, onde estão agregados, entre outros, os seguintes elementos:
• Cilindros e êmbolos;
• Árvore de manivelas;
• Cabeçote.
SUBSISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO
Este subsistema