Componentes do Laboratório de Motores
RESUMO O trabalho trata de cinco diferentes componentes, escolhidos durante a visita realizada no Laboratório de Motores durante o dia 07/04 em período noturno. Sendo eles: Limpador de para-brisas, Circuito de Vidro Elétrico, Dispositivo de resfriamento de motor, Filtro de ar e Farol. Cada um terá sua finalidade e funcionamento exposto ao longo deste relatório.
Palavras-chave: Laboratório de motores; Componentes; Finalidade/Funcionamento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de incitar ou até mesmo aprofundar o conhecimento acerca de componentes deste segmento. Além disso, por mais ordinários que sejam no cotidiano de um profissional do ramo, as peças pesquisadas apresentam certo nível de complexidade em seu funcionamento e que, portanto, dispõem de estudo científico para a compreensão dos processos que a integram.
1 DESENVOLVIMENTO
A pesquisa foi solicitada no dia 07/04, durante breve explicação orientada pelo Prof. Dr. Rubem da Cunha Reis a respeito de diferentes componentes, que foram escolhidos por critério de novidade. Ou seja, seriam abordadas peças que não fossem de ciência do grupo, buscando o novo. O Limpador de para-brisas apresentava número de etiqueta 105 e sua função é manter a transparência do vidro dianteiro, seja pela agua da chuva, por carro, ou qualquer sujeira que esteja obstruindo a visão dos integrantes do automóvel. É um sistema bem simples, combinando um motor elétrico com engrenagem redutora sem-fim que gera força suficiente para acionar os limpadores. Estes são movimentados de um lado para o outro através de um sistema de hastes convertendo a rotação de saída