complicaçoes neonatais
A gravidez é um período no qual inúmeros fatos podem influenciar, de forma negativa e positiva, o desenvolvimento tanto físico quanto intelectual, do futuro recém-nascido.é muito importante a mãe fazer um acompanhamento médico, pois complicações neonatais podem ser descobertas antes do nascimento da criança.
Neste trabalho pode-se observar os perigos de uma gestação com eristroblastose fetal, doença da membrana hialina, ectericia, álcool na gestação, pré termo, baixo peso, mola hidatiforme.
Eristroblastose Fetal
A eristroblastose fetal pode ser definida como uma doença hemolítica induzida por anticorpos no recém-nascido, causada por incompatibilidade de grupos sanguíneos entre a mãe e o feto. Obviamente, esta incompatibilidade pode ocorrer apenas quando o feto herda do pai determinantes antigênicos que são estranhos para a mãe. Importante neste aspecto são os antígenos do grupo sanguíneo ABO e Rh. Embora a incidência de doença hemolítica devida a incompatibilidade Rh tenha diminuído significativamente nos últimos anos, é necessário discutir a doença hemolítica Rh já que a profilaxia bem-sucedida desse distúrbio resultou principalmente da compreensão de sua patogenia.
As hemácias feitas podem chegar á circulação materna durante o último trimestre da gravidez, quando o citotrofoblasto não está mais presente como uma barreira, ou durante o próprio do parto. Assim a mãe torna-se sensibilizada ao antígeno estranho. Dos numerosos antígenos incluídos no sistema Rh, apenas o antígeno D é a principal causa de incompatibilidade Rh, existem vários fatores que influencia a resposta imune ás hemácias fetais Rh - positivas que alcançam à circulação materna.
A incompatibilidade ABO concomitante protege a mãe contra a imunização Rh porque as hemácias fetais são imediatamente revertidas por isoemaglutininas e removidas da circulação materna.
A resposta do anticorpo depende da dose