Complementação
Walter, após anos preso por pedofilia, passou por um processo de reinserção na sociedade. No entanto, os fantasmas do seu passado dificultaram esse recomeço, pois, além de aprender a lidar com sua “doença”, ele também precisaria lidar com a pressão e o preconceito daqueles que esperavam que ele a qualquer momento voltasse a cometer os mesmos erros.
De acordo com Rogers, todos nós temos a capacidade de alcançar a plenitude. O ser humano possui uma tendência inata para o desenvolvimento de suas potencialidades, caracterizada como Tendência Atualizante. Mas essa busca pela Auto-realização, só acontece quando se dá condições para isso. Walter não encontrava em seu terapeuta, as condições básicas definidas por Rogers, dentre elas a empatia. Logo, Walter teria que lutar contra seu sofrimento Psíquico, e contra a pressão que a sociedade exercia sobre ele; para que assim, pudesse continuar sua jornada em busca da auto-realização e Plenitude. Uma coisa bem importante ocorreu na cena em que Walter, percebe que a menina era abusada pelo pai. Devido a isso, ele conseguiu controlar o desejo que o perseguia durante muito tempo. Considerando que, segundo Rogers, algumas condições são extremamente necessárias para que a pessoa busque e chegue até a auto-realização, nos perguntamos: Quem deu as condições necessárias para que Walter pudesse seguir sua jornada? Pois bem, no filme, Vicki, proporcionou as condições básicas para que Walter pudesse buscar a auto-realização. Por ele, Vicki teve uma aceitação incondicional devido ao sentimento que sentia por ele, uma compreensão empática e Congruência. Podemos então, afirmar que ela acreditou que ele alcançaria a plenitude, dando a ele as condições necessárias para que fizesse isso.
Para Rogers, o ser humano é essencialmente bom; em cada indivíduo, há um núcleo positivo que caracteriza o valor pessoal de cada um. Para ele, o ser humano é mais do que um organismo biológico, é algo