complementação pedagogica
É de suma importância refletir sobre a atuação dos pedagogos nas escolas, construindo uma escola voltada ao desenvolvimento do pensar e do agir, uma vez que o mesmo possui um papel decisivo junto aos docentes, sendo um “fio condutor” de promoção a efetiva aprendizagem na escola no processo de alfabetização, sendo que a leitura e escrita são essenciais para a construção da consciência cidadã.
O ensino fundamental prevê o trabalho conjunto de docentes e pedagogos na efetivação da alfabetização, ensinando a ler e escrever além do método mecânico, pois a língua escrita deve ser construída pelas crianças, trabalhando as relações grafemas e fonemas, compreendendo a estrutura da língua escrita, deixando de lado atividades repetitivas e alienadas. O pedagogo deve nortear esse trabalho com os docentes.
Segundo Soares (2004) deve – se destacar a necessidade de ampliação do significado da alfabetização para o letramento, sendo necessário valorizar os comportamentos e práticas do sistema de escrita em situações sociais, pois no processo de letramento é fundamental considerar a importância do trabalho da leitura como hábito.
Pedagogos e professores devem criar sistematizações em sala de aula para que as crianças interaja com diferentes tipos de letras, sem perder o foco de leitura, oralidade, escrita e os gêneros textuais, utilizando a diversificação no trabalho com os textos.
O pedagogo deve favorecer momentos em que os docentes pensem em ações didáticas que torne mais efetiva a aprendizagem na construção de textos.
Já nos conhecimentos matemáticos, destaca – se as operações de adição, subtração, divisão e multiplicação, investindo na transposição didática do raciocínio da criança e a aprendizagem efetiva do conteúdo, ou seja, um trabalho que de um objeto de saber a ensinar faz um objeto de ensino. Para isso deve – se utilizar materiais manipuláveis no trabalho com a