Competências logisticas
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
As atividades logísticas iniciaram-se juntamente coma a evolução da humanidade, porém foi na área militar que a logística obteve seu maior crescimento, especialmente com o decorrer das grandes guerras mundiais. Com relação ao mercado, a logística evoluiu com a chegada da revolução industrial e ganhou novas proporções na década de 50 devido aos grandes avanços científicos e tecnológicos. A mudança do modo de pensar das organizações, que antigamente tinha seu foco somente na produção e passaram a visar também satisfação de seus clientes, teve grande impacto nessa evolução.
De acordo com Henrique (2011) a logística corresponde a um processo de gerenciamento de formas estratégicas a aquisição, a movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados juntamente com os fluxos de informação. Ela tem como objetivo maximizar o lucro presente e futuro e de reduzir os custos de produção.
Os processos logísticos demandam grande quantidade de energia devido a sua complexidade. O ato de se processar pedidos, gerenciar materiais e transporta-los de forma integrada vem evoluindo desde seus primórdios, onde cada ação era feita de forma isolada para uma cadeia integrada, onde todas as operações logísticas da empresa estão interligadas formando um sistema inteligente que favorece administrar o fluxo logístico dentro da organização de forma eficiente.
Com passar do tempo a chegada da globalização e consequentemente o aumento da concorrência, as organizações estão necessitando de aprimoramentos contínuos em seus conceito e modo de lidar com o mercado, cada vez mais exigente, a fim de se manter no mercado de forma competitiva.Por isso, a gestão de competências logísticas devem ser feitas de forma criteriosa, mantendo o nível de serviço adequado a operação. Muito ainda deve ser feito para conduzir de forma estratégica e mais eficaz a cadeia logística, no sentido de resolver todos os problemas que surgem ao longo da cadeia de valores,