Competência logística
O entendimento por Competência logística empresarial pode ser iniciado a partir do próprio conceito de Logística definida como o processo de planejar, programar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços de informações associadas, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades do consumidor. A logística existe para satisfazer às necessidades dos clientes, facilitando as operações relevantes de produção e marketing do ponto de vista operacional. Do ponto de vista estratégico, os executivos da logística procuram atingir uma qualidade pré-definida dos serviços a partir da competência operacional da organização. A logística integrada envolve todas estas atividades e processos de forma interdependentes, considerando todos os seus componentes e todas as suas etapas (Logística de Suprimento, Logística de Produção e Logística de Distribuição), com o objetivo de otimizar os produtos em cadeia minimizando custos e gerando valor para o cliente.
De forma prática a Logística é o processo que integra, coordena e movimenta materiais, produtos, informações, mão-de-obra, desde os fornecedores, passando pelos processos internos e externos, com objetivo de otimizar os recursos da organização e atender às expectativas dos clientes. Trata-se de uma estratégia empresarial que serve para oferecer aos clientes artigos comerciais, produtos e serviços com rapidez, a baixos custos e com satisfação.
Como avaliar a competência logística de uma organização? - A avaliação da competência logística de uma organização tem como o grande referencial que todos os seus elementos sejam vistos de forma integrada (Logística de Suprimentos; Logística de Produção e Logística de Distribuição), como um conjunto de atividades e processos interdependentes, com o objetivo de otimizar a movimentação do produto na cadeia, minimizando custos e gerando valor para o cliente. Todos estes