Competências do gestor público
Em cada organização, o administrador público efetua diagnósticos de situações, define estratégias, dimensiona recursos, resolve problemas, etc. Ele não é julgado apenas pelo que sabe a respeito das funções que exerce em sua especialidade, mas pela maneira como realiza seu trabalho e pelos resultados que obtém dos recursos e habilidades distintas.
Desse modo, o administrador público precisa reunir três tipos de habilidades: técnicas (usar conhecimentos, métodos para a realização das tarefas), humanas (capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas - comunicação, liderança) e conceituais (capacidade para lidar com ideias - raciocínio, diagnóstico e solução de problemas).
As habilidades requerem competências pessoais distintas. As competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos. Para ser bem-sucedido, o administrador público precisa desenvolver estas competências.
As principais competências do gestor público A gestão é o processo que visa atingir os objetivos e as metas de uma organização, de forma eficiente e eficaz, através de organização, planejamento, liderança e controle dos recursos disponíveis. Corresponde a um conjunto de normas e funções para direcionar elementos de produção, tendo como objetivo alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro. Gerir envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, que envolvem a aplicação de conhecimentos específicos. As quatro funções da gestão PLANEJAMENTO: envolve a definição dos objetivos e das metas, a decisão sobre tarefas a realizar e a seleção dos recursos necessários para atingir as metas e objetivos delineados. Podemos destacar dois tipos principais de planejamento administrativo: a) Planejamento especial: é o que, atingindo seu objetivo, deixa de ser utilizado. b) Planejamento geral: é usado, muitas vezes, de forma permanente. ORGANIZAÇÃO: traduz a forma como a empresa