Energia no brasil
➢ Fontes de energia no Brasil
As fontes de energia primária são aquelas que obtêm diretamente da natureza, como petróleo, carvão mineral, gás natural, lenha e energia hidráulica. Essas energias são usadas principalmente nos centros de transformação, como refinarias de petróleo, usinas hidrelétricas, nucleares de termelétricas. Nesses centros são produzidas as fontes de energia secundária: nafta, óleo diesel, gasolina, eletricidade e outras. Essas energias secundárias também podem passar por centros de transformação. As fontes de energia primárias e secundárias são consumidas por outros setores da economia que chamamos de consumo final. As fontes de energia primária podem ser renováveis ou não renováveis. As principais fontes não renováveis são: petróleo, gás natural e carvão mineral.
Petróleo
O petróleo e seus derivados representam 40,2% da matriz energética do Brasil em 2004. Forma-se em estruturas sedimentares, mas apesar de o Brasil ter grande área de estruturas sedimentares, não apresenta grandes jazidas de petróleo em sua parte continental. As principais reservas petrolíferas encontram-se principalmente nos estados do Rio de Janeiro (83,5%), Espírito Santo (6,8%), Rio G. do Norte (3,1%), Sergipe (2,3%), Bahia (2%) e Amazonas (1%); e esses estados também são os produtores do produto.
Dependência externa
A Petrobras espera atingir a meta de auto-suficiência de petróleo. Embora diminua o número de barris importados, o gasto com a importação desse recurso ainda é muito alto.
Transporte e refino do petróleo
Criada em 1998, a Petrobras Transportes S.A., é responsável pelo transporte e armazenagem do petróleo e seus derivados, por meio de dutos e navios e operações em terminais específicos. O refino do petróleo em sua maioria é feito nas refinarias da Petrobras, que se estendem em grande parte do território nacional. A Petrobras ainda possui duas