Energia no brasil
O Brasil tem o terceiro maior potencial mundial para construção de hidrelétricas, que é a nossa maior fonte de energia, ficando atrás só da China e da Rússia. Mas o País utiliza atualmente apenas um terço desse potencial.
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e ser a mais importante fonte de energia as hidroelétricas causam sérios danos ao meio ambiente, pois ocorre a destruição ambiental, a mudança no curso do rio ou alagamentos das áreas vizinhas. Outra fonte de energia que temos disponível em nosso país são as termoelétricas que provem de matéria prima, petróleo, gás-natural e principalmente carvão mineral. Mas apresenta desvantagens, pois não é uma energia renovável e gera poluição global via queima de combustiveis fosseis. Outra energia não renovável é a nuclear (ou atômica), além de cara, gera lixo radioativo que precisa ser isolado e riscos inaceitáveis para o meio ambiente e a saúde humana.
Com o intuito de diversificar a matriz energética (quantidade de recursos energéticos oferecidos por um país ou por uma região), várias pesquisas foram desenvolvidas para a obtenção de fontes limpas e renováveis. Entre elas estão a energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos ventos), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas), entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos impactos