competências do administrador
O MEC instituiu, nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Administração, que esses devem possibilitar a formação profissional que revele determinadas competências e habilidades. Assim, o grupo decidiu escolher, para a elaboração do trabalho, a primeira competência, qual seja: “reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão1”.
As empresas como um todo, buscam em sua essência e maioria a maximização dos lucros, com o intuito de se manter no mercado tornando-se organizações que acabam passando de geração em geração e movimentam a economia da cidade e região contribuindo para o crescimento do país.
O progresso é fruto de grande trabalho e dedicação, onde nada acontece por acaso, o sucesso das organizações acaba por respeitar essa premissa e uma das ferramentas desenvolvida que acaba auxiliando o processo de gestão, facilitando o monitoramento e adequação dos processos, com capacidade de melhorar significantemente a eficiência e eficácia de diversas áreas da empresa foi o PDCA.
PDCA
O conceito PDCA é atualmente aplicado na melhoria continua de processos de gestão. Ele foi criado na década de 20 por Walter A. Shewhart e mais tarde foi disseminado por William Edward Deming. O PDCA é um ciclo que envolve quatro etapas:
Plan
Planejar é o primeiro passo do ciclo de melhoria continua. Este passo é o responsável pelo desenho do processo ao qual se quer ter o conceito aplicado. Nesta fase é importante ressaltar três sub etapas: Estabelecer objetivos, estabelecer o caminho de como este objetivo será alcançado e o método que será utilizado para chegar-se a este objetivo.
Do
É a execução da etapa anterior é nesta etapa onde se coloca em prática o planejamento. Esta etapa consiste em treinamentos dos