COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR
O administrador exerce vários papéis dentro das organizações interligados, pois cabe a ele liderar e coordenar as pessoas conduzindo o esforço dessas para o mesmo fim.
1.1 Papéis interpessoais: Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: líder e ligação.
O administrador age como um símbolo e representante (relações publicas) da organização.
Sua importância seria subestimada se julgada apenas em termos das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a direção de pessoas. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.
1.2 Papéis de Informação:
Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização, e vice-versa. São realizadas três tipos de papéis:
Monitor: o administrador recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente.
Disseminador: o papel de monitor tem complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização e da informação interna de um subordinado para outro.
Porta-voz: o papel de porta-voz, envolve o inverso – a transmissão de informação de dentro para o meio ambiente da organização.
1.3 Papéis de decisão:
Os papéis de decisão envolvem a resolução de problemas e a tomada de decisões, relacionadas com novos empreendimentos, distúrbios, alocação de recursos e negociações com representantes de outras organizações.
Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador, sob a perspectiva de planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, desenvolve as três competências individuais: o conhecimento (informações, conceitos, ideias, experiências), a perspectiva (colocar o