Relatorio propanona
468630043180Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Campus Medianeira
BACHARELADO EM ENGENHARIA DE AMBIENTAL centercenterRelatório de Química
PRÁTICA 2: SÍNTESE DA PROPANONA MEDIANEIRA - PR
Abril – 2014
Introdução
. A Propanona, tambem conhecida como Acenona, faz parte das Cetonas que são substâncias orgânicas que possuem o grupo funcional carbonila ligado a dois átomos de carbono. Ela, é um líquido que se caracteriza por ser incolor, de odor e sabor característicos, é muito solúvel em água e em solventes orgânicos comuns (como éter etílico e benzeno), é inflamável e evapora facilmente, e possui a seguinte estrutura: A principal aplicação da acetona é como solvente de tintas, vernizes, esmaltes, graxas, acetileno, etc. A acetona é empregada na obtenção de clorofórmio, bromofórmio, iodofórmio, etc.
Os alcoois sao é preparados de diferentes maneiras, como atraves da oxidação quando expostos a algum agente oxidante, como uma solução aquosa de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido.
Um oxigênio nascente [O] que estiver no meio irá atacar o carbono ligado ao grupo funcional do álcool (hidroxila – OH), formando um composto muito instável, chamado de diol gêmino, que possui duas hidroxilas ligadas a um mesmo carbono. Por ser instável, esse composto libera água e dá origem a um novo produto.
Esse produto irá depender do tipo de álcool que foi oxidado, se é primário, secundário, terciário ou se é o metanol.
A oxidação de alcoóis fornece ácidos orgânicos se forem alcoóis primários e os alcoóis terciários não se oxidam. Para um álcool primário a oxidação formará primeiro um aldeído (oxidação branda), o qual quando oxidado mais uma vez formará um ácido carboxílico(oxidação enérgica).
Os alcoóis secundários sofrem oxidação produzindo cetonas, como agente oxidante usa-se, normalmente, uma