Integração e Cooperação
Para que haja progresso, não apenas econômico, mas uma prosperidade humana é urgente que se aceite o desafio de resgatar os valores humanos para, assim, promover a transformação da sociedade, que se mostrará menos preconceituosa e injusta e buscará um mundo de iguais.
De acordo com os estudos de Martinelli (1999), os valores absolutos são cinco: verdade, relacionada ao aspecto intelectual; ação correta, ligada ao aspecto físico; amor, aspecto psíquico; paz, relacionada ao aspecto mental; e não violência, aspecto espiritual. Além disso, a autora enfatiza: “A conscientização e a prática de valores humanos devem propiciar a fraternidade humana e a formação de uma sociedade planetária” (MARTINELLI, 1999, p.23).
Nesse sentido, são valores humanos porque são inerentes à condição humana. O que se entende é que todos eles são inter-relacionados e os valores não ocorrem sozinhos, de forma estanque, são intervenientes uns aos outros, ou seja, fazem parte da totalidade do ser.
Os valores humanos são uma energia que pulsa em todos os seres humanos. Estão vivos e presentes no pensamento humano a todo o momento e determinam o comportamento e orientam a inteligência e a criatividade. Na escola, estão presentes na apreciação do conhecimento de todos os conteúdos a serem ensinados. Os valores integram o conhecimento, a família, a escola e a vida em sociedade. Vinculam o ensinamento ministrado na escola às circunstâncias da vida, construindo uma consciência da ética e da estética do bem (MARTINELLI, 1999, p.21).
É inegável que vivemos em uma sociedade que valorizou muito a competição. Isso faz com que desde muitas pessoas