Relatório
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
JOSÉ ANTONIO THÂNGARA BAPTISTA VIEIRA
MATHEUS JUNIOR BALDAQUIM thyara fortunato A. N.
Síntese da Propanona
RELATÓRIO
LONDRINA
2014
INTRODUÇÃO
As cetonas são substâncias orgânicas, as quais possuem o grupo funcional carbonila ligado a dois átomos de carbono. Uma cetona muito conhecida é a Propanona, mais conhecida como acetona, é um líquido que se caracteriza por ser incolor, de odor e sabor característicos, é muito solúvel em água e em solventes orgânicos comuns (como éter etílico e benzeno), é inflamável e evapora facilmente, e possui a seguinte estrutura:
A acetona é um dos solventes mais usados na indústria e nos laboratórios, para o raiom (seda artificial), acetileno, esmaltes, nitrato de celuloses, tintas, vernizes, nas indústrias alimentícias e de perfumarias como fragrâncias. É também utilizada na fabricação de pólvora sem fumaça e na extração de óleos de sementes vegetais. As cetonas também são usadas na fabricação de medicamentos hipnóticos pela indústria farmacêutica, na cloretona e no clorofórmio por exemplo.
Pode ser preparada de varias formas como com a destilação seca da madeira e decomposição térmica do acetato de cálcio, que são processos rudimentares, também é preparada pela oxidação do cumeno, que é um processo em que o fenol e a acetona são preparados, fermentação especial de açucares, acilaçao de Friedel-Crafts, por oxidação de alcoóis secundários, entre outros. Os agentes oxidantes mais usados na preparação de cetonas a partir de alcoóis secundários são: K₂Cr₂O₇, CrO₃, MnO₂ e o KMnO₄.
A oxidação de alcoóis fornece ácidos orgânicos se forem alcoóis primários e os alcoóis terciários não se oxidam. Para um álcool primário a oxidação formará primeiro um aldeído (oxidação branda), o qual quando oxidado mais uma vez formará um ácido carboxílico(oxidação enérgica).
Alcoóis secundários sofrem oxidação