CLONAGEM HUMANA
SILVA, Cleudieslhe da1
MORISSO, Luana Denise2
CAMARGO, Fernanda Supeleto
RESUMO: O processo da clonagem humana é ainda amplamente controvertido e considerado por muitos um procedimento despojado de ética e de moralidade. Esse procedimento envolve questões de ordem jurídica, religiosa e clinica. Ante a possibilidade da técnica da clonagem ser aplicável á espécie humana, surge a discussão sobre as razoes que justificariam o desejo de uma pessoa perpetuar-se a si mesmo por transferência de núcleo somática ou diferenciada. Não seria isso um enorme risco de clonar a si mesmo ou de fazer nascer um morto, criando um embrião com uma célula sua? Seria isso ético a clonagem de seres humanos apenas para satisfazer uma necessidade de ordem ou utilitária.
PALAVRAS CHAVES: Clonagem, Inseminação, Ética.
ABSTRACT: The process of human cloning is still controversial and widely considered by many a procedure devoid of ethics and morality. This procedure involves issues of legal, religious and clinic. Faced with the possibility of cloning technique will be applicable human species, there is the discussion of the reasons that would justify a person's desire to perpetuate himself by somatic nuclear transfer or differentiated. Would not that be a huge risk to clone you or give birth to a dead, creating an embryo with a cell yours? Was it ethical to clone humans just to satisfy a need for order or utilitarian.
EKY-WORD: Cloning, Insemination, Ethics.
1. INTRODUÇÃO
O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar uma lei que autoriza a clonagem de embriões de seres humanos, apesar disso proíbe a clonagem para fins reprodutivos Desde a primeira experiência de clonagem com a ovelha Dolly, em 1997, até a decisão do Parlamento inglês, que autorizou a clonagem de embriões humanos, a ciência tem despertado sentimentos de euforia, preocupação e até mesmo de fúria (PEIXINHO, 2007).
A euforia se percebe em grande parte do