clonagem humana
A clonagem de seres vivos tem sido um vasto campo de experimentos científicos há várias décadas, porém o tempo só chegou ao público em 1997 quando foi anunciada a primeira clonagem bem sucedida de um mamífero - a ovelha Dolly. Desde então, vários cientistas expressaram o objetivo de clonar um ser humano. Além da ovelha Dolly, muitos animais já foram clonados, tais como ratos, vacas, outras ovelhas e recentemente, uma gata de estimação chamada Cc.
Dois cientistas, o americano Panayiotis Zavos e o italiano Severino Antinori estão empenhados na obtenção do primeiro clone humano. A técnica usada parece ser a mesma que já clonou, a partir da ovelha Dolly, outros mamíferos.
Uma mulher doa um óvulo cujo núcleo é retirado. Do indivíduo (homem ou mulher) a ser clonado, obtém-se o núcleo de uma célula, que é inserido no óvulo anucleado. Contendo apenas o material genético do indivíduo a ser clonado, esse óvulo modificado, pois é diplóide (2n = 46), entra em divisão e é colocado no útero de uma mulher que, na verdade, funciona como “chocadeira”. Assim, nasce um bebê clonado, portador do material genético do indivíduo doador do núcleo.
A reprodução assexuada é um método próprio dos organismos constituídos por uma única ou por um escasso número de células, por via de regra absolutamente dependentes do meio onde vivem e muito vulneráveis às suas modificações
Tipos de clonagem
Clonagem=Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo – microorganismo, vegetal ou animal.
Tabela: Como funciona a clonagem terapêutica
1. O DNA é extraído de uma pessoa doente.
2. O DNA é então implantado no óvulo de uma doadora, desprovido de núcleo.
3. O óvulo então divide-se como uma fertilização típica e forma um embrião.
4. Células-tronco são removidas do embrião.