influencia da temperatura
QUAL A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES?
Disciplina: Ciências Naturais
Docente: Isabel Maria Seara Barros
Grupo de Trabalho: Ana Paula Pires Guerra n.º2 - 8ºC
Ana Rita Alves da Costa n.º3 - 8ºC
André Dias Leconte n.º4 - 8ºC
Montalegre / 2012
Introdução
Sabemos que para existirem plantas são necessárias sementes. Estas desenvolvem-se de maneira ideal se tiverem luz solar, água suficiente, um solo adequado e uma temperatura favorável.
Sendo a temperatura um dos fatores abióticos que tem influência na germinação de sementes procuramos desenvolver uma atividade experimental em que foram observadas algumas sementes, em diferentes condições. As mesmas foram introduzidas num ecossistema criado a partir de algodão e de caixas de Petri e submetidas a diferentes temperaturas, nomeadamente num frigorífico, numa estufa e à temperatura ambiente.
A atividade experimental posta em prática por nós será descrita neste relatório elaborado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, cujo objetivo é demonstrar a influência da temperatura na germinação de sementes.
1. Descrição da Atividade
1.1. Materiais utilizados
3 caixas de Petri;
3 sacos de plástico opaco; algodão; 18 sementes de ervilheira, 18 de tomateiro, 18 de rabanete e 18 de alface;
6 tiras de cartão;
3 elásticos.
1.2. Procedimentos
Primeiro colocamos uma camada de algodão no fundo de três caixas de Petri. Seguidamente dividimos cada caixa em quatro partes, utilizando as tiras de cartão.
De seguida foram colocadas, em cada quadrante, seis sementes da mesma espécie e regamos os recipientes com igual quantidade de água (10ml).
Depois, introduzimos as caixas dentro dos sacos de plástico opaco e, seguidamente atamo-los nas extremidades com os elásticos.
A seguir colocamos a caixa 1 no frigorífico a uma temperatura de 5°C, a caixa 2 numa estufa a