Competências de Correção do ENEM
O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita. Se o mesmo desvio não acontece em várias partes do texto, isso revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos hábitos dos estudantes e oserros foram eventuais.
Ausência de concordância verbal exclui a redação desse nível.
Pontuação do nível: 200 pontos. Como a competência 1 é avaliada na redação do Enem 2012: Nível de desempenho 2
O participante demonstra bom domínio da norma padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Como o mesmo erro não ocorre em diversas partes do texto os corretores entendem que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos hábitos linguísticos do candidato e os desvios foram eventuais.
Ausência de concordância verbal ou nominal em mais de uma situação no texto pode prejudicar a redação. O participante que realizar poucos desvios, considerados leves ou graves pode receber a pontuação desse nível de desempenho.
Pontuação do nível: 160 pontos. Como a competência 1 é avaliada na redação do Enem 2012: Nível de desempenho 3
O participante demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita. Caso o participante apresente muitos desvios leves também poderá ser enquadrado nesse nível de desempenho. Se os desvios ocorrem em várias partes do texto acabam por revelar que alguns dos aspectos da norma padrão ainda não foram incorporados aos hábitos do candidato.
Ausência de concordância verbal e nominal não impede a redação de receber a pontuação desse nível, desde que não configurem falta de domínio absoluto da norma padrão. Alguns desvios graves ou gravíssimos ou, ainda, muitos desvios leves podem acarretar na pontuação do nível de desempenho 3.
Pontuação do nível: 120 pontos. Como