sabao de oleo
São José dos campos
Ano 2013
Titulo: sabão de óleo
RESUMO
Neste relatório está descrito a maneira “caseira” de se preparar sabão a partir do óleo utilizado em cozinha.
Foi utilizado vidrarias específicas de laboratório e equipamentos de proteção individual (EPI), já que foi necessário manusear soda cáustica concentrada.
INTRODUÇÃO
Durante centenas de anos os sabões foram usados para processos de limpeza e lavagem, em todo o mundo, sendo conhecido há mais de 2.500 anos. Os fenícios se banhavam fazendo uso de uma pasta obtida fervendo banha de cabra com cinzas de madeira.
Os antigos romanos apreciavam muito os diferentes e perfumados tipos de sabões em suas termas, mas com a queda do Império Romano ninguém mais ouviu falar de tal produto.O sabão só veio reaparecer no século IX na cidade de Savona, Itália (eis aí a origem do seu nome), mas era usado apenas pelos nobres. A difusão em larga escala do sabão só veio ocorrer cerca de dez séculos depois
Os sabões são produzidos a partir de óleos e gorduras através de reações de saponificação, que é basicamente a interação (reação química) que ocorre entre um ácido graxo existentes em óleos e gorduras com uma base forte em aquecimento.
MATERIAIS E REAGENTES
- Béquer de 250mL
- Bastão de vidro
- Funil
- Chapa
- Papel de filtro
- 30 mL de óleo vegetal
- 20 mL de etanol
- 80 mL de solução de NaOH a 25%
- 150 de solução saturada de NaCl
- Gelo
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
PREPARAÇÃO DO SABÃO
Foi transferido 30mL de óleo vegetal para um béquer de 250mL . Em seguida foi adicionado a esse béquer 20mL de etanol e 80mL de NaOH.
Em outro béquer de 500mL foi colocado uma determinada quantidade de água destilada para que fosse utilizado como banho-maria, já que o laboratório não dispõe de equipamentos específicos para esse fim.
Depois de realizada as ações acima, o béquer de 250mL foi colocado em banho-maria e com o auxílio de um bastão de vidro e uma pinça os produtos foram sendo