Competências da redação do ENEM
Primeiramente, você precisa dominar o sistema de pontuação do Enem. Todo candidato é avaliado em cinco competências. Todas essas aptidões serão cobradas na redação. Cada uma delas soma 200 pontos. Portanto, a maior nota que o estudante pode tirar na prova de redação do Enem é 1000. A mínima é zero.
Para garantir um bom resultado, é fundamental estar atento a todos os pontos que serão avaliados pela banca examinadora. Os profissionais que vão ler sua redação vão exigir de você, aluno, cinco aptidões básicas para produzir um texto de qualidade. A seguir, confira o que pede cada uma das competências da redação do Enem.
Primeira competência
Você precisa dominar pelo menos o básico da Língua Portuguesa para ser pontuado nessa competência. O avaliador vai buscar indícios de o que candidato conhece as regras gramaticais e se ele consegue produzir um texto que tenha sentido. O texto que não estiver estruturado de uma forma que possibilite a leitura ou que apresente erros muito graves de ortografia receberá nota zero nessa competência.
Segunda competência
A fuga do tema é um dos principais motivos que levam o aluno a tirar nota zero na redação. É justamente esse critério avaliado na segunda competência. A banca vai entender que o aluno não tem nenhum conhecimento sobre o assunto proposto. Por isso, preste muita atenção na hora de ler a proposta. Afinal, você não vai querer a falta de concentração prejudique tanto seu desempenho.
O modelo de texto cobrado na redação do Enem é dissertativo-argumentativo. O aluno que produzir uma poesia, por exemplo, também vai tirar nota zero.
Terceira competência
Nessa competência, será avaliada a organização das ideias