redação
4.1 A REDAÇÃO
4.1.1 A Proposta
A proposta para a redação do Enem tem sido sempre elaborada de forma a possibilitar que os participantes, a partir de subsídios oferecidos, realizem uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social, cultural ou cientifica, em uma tarefa identificada como uma situação-problema.
O comando da redação indica as linhas mestras para a elaboração do texto a ser escrito pelo participante e os referenciais a serem utilizados pelos avaliadores para a correção das cinco competências do Enem.
4.1.2 – Metodologia e Critério de Correção
Os critérios de avaliação da redação têm por referência as cinco competências da Matriz do Enem, transpostas para produção de texto escrito com base em uma situação-problema (proposta de Redação) e desdobradas, cada uma, em quatro níveis
(critérios de avaliação da competência).
Cada competência é avaliada sob quatro critérios, correspondentes aos conceitos: insuficiente, regular, bom e excelente, respectivamente representados pelos níveis 1, 2, 3 e 4, associados às notas 2,5 - 5,0 - 7,5 - 10,0.
A nota global da redação é dada pela média aritmética simples das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.
A redação que não atende à proposta recebe o conceito D – desconsiderada. Quando é apresentada em branco ou com até sete linhas escritas, recebe o conceito B – em branco. Finalmente, quando a redação é apresentada com palavrões, desenhos ou outras formas propositais de anulação, recebe o conceito N – anulada.
Os Quadros 4 e 5, a seguir, apresentam as competências e uma síntese da metodologia de correção da redação.
67
Quadro 3 - Competências e Critérios para Análise da Redação do Enem 2002
Competências
I
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita II
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto