Competência Comportamenal
Competência Comportamental – É a nossa capacidade de detectar e integrar as nossas próprias emoções, pensamentos e motivações, ter consciência diante de nossos atos com o proposito de expor comportamentos e atitudes de forma eficaz tanto no campo pessoal quanto profissional em nossa vida.
Quando falamos em competências comportamentais dentro da cultura organizacional, falamos da soma de três componentes: Conhecimento, Habilidade e Atitude, onde Conhecimento é o mesmo que “ter o saber”; Habilidade é o mesmo que “saber fazer” e Atitude é o mesmo que
“querer fazer”.
Conhecimento – sei na teoria sobre determinado tema ou assunto;
Habilidade – sei fazer na pratica o que aprendi na teoria;
Atitude – quero fazer, é a nossa determinação, o nosso comprometimento com o trabalho.
Há alguns anos atrás as empresas se preocupavam mais com a formação técnica do que o comportamental de seus profissionais, porém hoje além da formação acadêmica e competências técnicas as organizações estão atentas às competências comportamentais.
Muitas empresas quando realizam um processo seletivo consideram importantes as competências comportamentais e não só o conhecimento técnico influenciando assim na decisão final e contratação do profissional. Por isso a importância de ter um setor de RH ativo e participativo na empresa ou uma empresa especializada em Gestão de Pessoas.
Ninguém pode questionar que a formação acadêmica é e sempre será importante para um profissional, porém em alguns cargos ou funções especificas o perfil comportamental é mais importante que seu conhecimento técnico.
Conforme podemos perceber diante de anúncios de vagas, muitas vezes existem vagas que demoram certo tempo para serem preenchidas, mas será que elas não são preenchidas por falta de candidatos? Acredito que em muitos casos não seja por falta de candidatos, mais sim por falta de candidatos com as competências técnicas e