Separação de Misturas
Tayla Appelt
Primavera do Leste, MT.
07/04/2014
Processo de Separação de Misturas
Tayla Appelt
Sumário
Introdução
Desenvolvimento
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Introdução
Os métodos de separação de misturas são processos que permitem a separação das substâncias. Cada processo tem uma utilização específica, que é definida pelo tipo de mistura e seu estado físico, podendo ser homogênea ou heterogênea; sólido, líquido ou gasoso. As misturas poderão necessitar de mais de um processo para a completa separação de seus constituintes.
Tipos de Mistura
Separação Magnética
Trata-se de um método de separação específico das misturas com um componente ferromagnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro. Estes materiais são extraídos pelos ímanes, fenómeno que se podem aplicar para reter as suas partículas ou para desviar a sua queda.
Separação por sublimação
A sublimação é a passagem direta de sólido para gás. A sublimação pode-se aplicar às soluções sólidas e às misturas, sempre uma das substâncias possa sofrer este fenómeno. Basta aquecer a mistura à temperatura adequada e recolher os vapores que vão para uma sublimação regressiva, ou seja, passam diretamente de gás a sólido.
Separação por solução e filtragem
Para separar uma mistura sólida, pode recorrer-se a um solvente seletivo e, portanto, à separação por solução. Às vezes é possível encontrar um bom solvente para um dos componentes da mistura que, no entanto, não dissolve o outro ou os outros componentes, obtendo das partículas sólidas serem muito pequenas pode recorrer-se a um filtro de porcelana porosa. O mais corrente é o filtro de papel, que se dobra em quatro partes, formando-se um cone que se adapta à forma do funil. Existem também filtro de areia, argila e carvão.
Decantação