Competitividade nas relações internacionais no período da globalização
O conceito de Competitividade diz respeito à capacidade de um dado país produzir e vender seus produtos a preços mais baixos que os demais, seus concorrentes na lógica do mercado internacional. Portanto, um país com uma maior Competitividade, ao disponibilizar seus produtos mais baratos, é capaz de inseri-los nos mercados externos e, com isso, aumentar suas exportações.
O cenário de globalização em vigor favorece o desenvolvimento de vínculos comerciais antes impossibilitados. Mesmo países geograficamente distantes hoje têm a possibilidade de promoverem trocas comerciais e em todo o mundo esses fluxos têm crescido gerando uma nova tendência de multiplicidade de vendedores e compradores.
Vigora na atualidade, então, um novo cenário de competição crescente entre países produtores que visam conquistar espaço com seus produtos nos mercados internacionais. Nesse sentido, esses países buscam incessantemente melhorar sua Competitividade por intermédio de inovações tecnológicas e maior produtividade principalmente.
Ao reduzir seus custos de produção, os países produtores conseguem reduzir o preço final de seu produto, tornando-os mais competitivos internacionalmente. Em cenário de globalização, esta meta é especialmente perseguida, pois devido a competitividade crescente, tornou-se um imperativo a otimização da produção visando o aumento das exportações, imprescindível pra uma balança