sintese
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - CFCH GEOGRAFIA – BACHARELADO
GEOGRAFIA POLÍTICA
SÍNTESE
RIO BRANCO ACRE
MAIO /2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - CFCH
CURSO GEOGRAFIA – BACHARELADO
GEOGRAFIA POLÍTICA
RONDESSON DE OLIVEIRA VASCONCELOS
JOHN MILLER HOLANDA
Trabalho apresentado como requisito avaliativo da disciplina GEOGRAFIA POLÍTICA ministrada pelo Prof.ª BARTHOLOMEU referente a obtenção da nota parcial N2.
RIO BRANCO ACRE
MAIO/2014
Castro, Iná Elias - Geografia Política: Território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrond Brasil, 2005. P.123-275.
Capítulo 6- O sistema internacional contemporâneo: globalização e organizações supranacionais.
A escala global é a questão central, neste capitulo se propõe a apresentar as discussões sobre a organização do espaço mundial e os processos que afetam e são afetados por esta organização. Este capítulo possui três partes. Na primeira, trata-se do problema globalização, cujas muitas dimensões e ubiquidade contemporânea fazem dele uma questão inescapável para o espaço e para as sociedades. Na segunda, analisam-se os paradoxos da globalização e a polemica em torno dela, especialmente o papel desempenhado pelos estados nacionais na formação de um sistema global. Na terceira, apresenta algumas características o novo sistema internacional e as perspectivas de um processo de constituição de um espaço público politico global. Não é mais possível analisar o mundo, sob quaisquer dimensões, sem referencia ao fenômeno da globalização. O objetivo é discutir o significado das relações politicas no espaço, não é possível aceitar a redução da politica a logica econômica por considerar esta redução um obstáculo á compreensão das múltiplas características e possibilidades