TrabalhosMarketing
30828 palavras
124 páginas
Teorias e Técnicas da ComunicaçãoApresentação
A procura da poesia
Carlos Drummond de Andrade*
Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
(…)
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: trouxeste a chave?
* ANDRADE, Carlos Drummond. A rosa do povo. Rio de Janeiro: Record, 1997, p. 13-14 (Extraído do site: http://download.globo.com/vestibular/Enem2006_resolucao.pdf)
Caros alunos,
Vocês estão convidados a fazer um mergulho sobre a aventura da comunicação humana. Como o próprio nome da disciplina indica, as aulas abordarão a trajetória da comunicação e a contribuição de algumas teorias sobre a complexidade e a influência deste fenômeno, especialmente, com o advento dos chamados meios de comunicação de massa.
Mas, alguns podem logo perguntar: “Por que estudar teorias da comunicação?”
Outros podem falar “não gosto de teoria, para que serve teoria?”
Há aqueles que também decretam: “Não gosto de ler, ainda mais sobre teoria”
Por fim, aparece aquela pergunta: “Isso tudo será útil para a minha vida profissional?”
Por ora, é possível argumentar que as teorias nos ajudam a entender melhor determinados fenômenos importantes de nossa realidade. Francisco Taborda, citado por Pedro G. Gomes em seu livro sobre teorias da Comunicação, explica que teoria “é o conjunto de ação/reflexão pelo qual os homens constroem a História. Supõe a consciência reflexa da ação e possui uma finalidade”. Nesta visão, a teoria é fruto da reflexão sobre a prática e o ser humano é visto como o agente que transforma a realidade construindo a História. Portanto, teoria e prática caminham unidas: uma depende da outra.
A comunicação, por sua vez, é definida de diversas formas pelas várias ciências. Um pesquisador brasileiro, chamado José Marques de Melo, fez um levantamento sobre os vários