competencias profissionais
CURSO DE PEDAGOGIA
Cleane da Cruz Oliveira RA 332456
Joana D´arc G. de A. Santos RA 308968
Julya Anne Ramos Ribeiro RA 329699
Margarida Rodrigues Carvalho RA 348103
Thaís da Silva Araújo RA 308968
Competências Profissionais
Letramento e alfabetização
GOIÂNIA – GO
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP Interativa
CURSO DE PEDAGOGIA
Competências Profissionais
Letramento e alfabetização
Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los, sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
Drummond
Goiânia/Goiás
2013
Introdução
O presente trabalho tem por finalidade conscientizar o educador de que os problemas referentes à alfabetização estão relacionados às práticas educativas (métodos de ensino).
Percebe-se que os educadores da atualidade precisam utilizar-se do lúdico na educação infantil, pois ao separar o mundo adulto do infantil, e ao diferenciar o trabalho da brincadeira, a humanidade observou a importância da criança que brinca.
Os efeitos do brincar começam a ser investigados pelos pesquisadores que consideram a ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o pensamento e a linguagem do outro. Portanto, o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.
Para Vygotsky (1987), a aprendizagem e o desenvolvimento estão estritamente relacionados, sendo que as crianças se inter-relacionam com o meio objeto e social, internalizando o conhecimento advindo de um processo de construção.
O brincar permite, ainda, aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural,