Competencias Proffisionais
Desenvolveu-se um padrão para projetar a estratégica de RH de maneira a garantir que os profissionais possam ter as habilidades necessárias para realmente programar essa perspectiva estratégica. Essa tarefa exige competências novas para os profissionais de RH.
Transformando a profissão
Todas as profissões estabelecem padrões mínimos que determinam níveis de entrada e certificam a proficiência. Os interessados na disciplina de recursos humanos atuaram com energia e ousadia para caracterizá-la como profissão. Os elementos fundamentais desse movimento em busca do profissionalismo formam um corpo de conhecimentos, um conjunto de comportamentos esperados e a definição de resultados específicos. Estes conhecimentos, comportamentos e resultados almejados constituem o que chamamos de “competência”. Para atuar como parceiros de negócios valiosos, os profissionais de RH precisam definir e medir essas competências de maneira sistemática.
O que é competência de RH
As competências referem-se às características de um indivíduo, em termos de conhecimentos, habilidades, capacidades e personalidade, que afetam diretamente o respectivo desempenho no trabalho. Boa parte desse trabalho se concentrou nos líderes e nos gerentes gerais. Essa abordagem presume que cada empresa tenha expectativas únicas quanto aos seus profissionais de recursos humanos e que, como clientes, os gerentes de linha representam papel central na definição dessas expectativas. As competências com mais freqüência abrange o seguinte:
Noções básicas de computação (tecnologia);
Amplo conhecimento e visão de RH (acadêmico);
Capacidade de promover os efeitos das mudanças (consultoria);
Aptidão para treinar e influenciar gerentes (executivo de Rh)
As competências futuras serão imprescindíveis aos gerentes de recursos humanos, as competências essenciais de RH giram em torno de atributos referente a liderança e a gestão, assim como de qualidades