Comunicações relativas ao emprego
Devemos abordar este tema de duas perspectivas:
Quando a empresa procura um candidato
Nesta situação a empresa é que tem o trabalho de criar o perfil de uma função, de redigir um anúncio, de criar um boletim de candidatura, de traçar critérios de selecção e de criar um mapa de apreciação dos candidatos.
Quando o candidato procura a empresa
Esta situação divide-se em duas outras situações: quando a candidatura é espontânea o candidato deve colocar anúncios e elaborar cartas de candidatura espontânea; quando responde a uma oferta de emprego, deve enviar o CV mais a carta de apresentação e uma carta de candidatura.
ANÚNCIO de empresa para candidato: só constam os elementos mais importantes para o perfil do trabalho
ANÚNCIO de um candidato
Para fazer um anúncio devemos fazer pesquisa dos já existentes para fazer uma melhor organização, o anúncio deve ser fácil de ler e em estilo telegráfico, deve salientar as características mais importantes e deve ser apelativo. Devemos destacar as palavras que evidenciem a nossa qualificação ou o tipo de trabalho procurado, devemos ter em atenção que os anúncios em horizontal chamam mais á atenção e que ao fim de semana há mais gente a ler o jornal.
CARTA DE APRESENTAÇÃO ESPONTANEA
Servem para suscitar o interesse do empregador, chamar a atenção para o currículo e para conseguir obter uma entrevista. Devemos sempre dirigi-la ao director dos recursos humanos ou ao director da empresa. Antes de escrever este tipo de carta devemos:
Definir o que podemos e querermos fazer
Seleccionar as actividades e empresas em que temos interesse
Informar-nos das várias possibilidades nos jornais, anúncios, sindicatos etc..
Ao redigir este tipo de carta devemos:
Descrever o motivo pelo qual estamos a contactar a empresa
Demonstrar em que medida a nossa formação e experiencia são úteis e relacioná-las com a empresa
Convencer o empregador a dar-nos uma entrevista
Terminar a carta de