Competencias Do ENEM
Nesta competência, avalia-se todo o conhecimento a respeito das orientações que norteiam o uso da língua padrão, ou seja, o conhecimento sobre as regras gramaticais, que precisam ser de claro conhecimento do aluno. Entre os principais pontos, destaco os que vêm na sequência, porque eles interferem diretamente na compreensão e avaliação das outras competências.
Para tanto, é preciso que você fique atento:
À pontuação: normalmente quando se cria um sujeito muito extenso, tem-se a impressão de que é necessário usar uma vírgula. No entanto, a vírgula não pode aparecer no texto para dar pausa no “fôlego”, e sim porque ela desempenha alguma função. Entre os casos de maior cuidado, destaco aquele em que o candidato está iniciando um parágrafo e ‘de repente’ coloca a vírgula. Observe o exemplo:
‘A percepção e o cuidado na educação de crianças e adolescentes vulneráveis aos apelos da mídia devem ser pontos de extrema atenção (...)’
Normalmente, quando não se está atento às normas, colocar-se-ia uma vírgula após a palavra ‘mídia’, já que a leitura se prolongou muito. Mas isso infelizmente estaria errado porque a vírgula não pode separar o sujeito do verbo. Como saber isso? Sempre procure o verbo flexionado mais próximo do início da frase, que, neste caso, é o ‘devem’ e faça a seguinte pergunta (QUEM + VERBO?): QUEM DEVE? A resposta sempre será o sujeito, independente do tamanho que ele tem na frase. Então, ‘quem deve ser...’? Re: ‘a percepção e o cuidado na educação de crianças e adolescentes vulneráveis aos apelos da mídia devem ser’.
À concordância: observe o seguinte segmento de uma frase:
‘O eixo de formação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos deve/devem ser levado/os a sério quando (...)’
A concordância verbal, em sua regra geral, também recebe a mesma regra de análise, estabelecida na pontuação do sujeito apontada acima. Pense: QUEM DEVE SER? Re: O eixo (...) deve ser. O núcleo do sujeito