competencias 2
Olá, querido aluno! Espero que você tenha compreendido todo o conteúdo até aqui! Iremos iniciar a segunda unidade da webaula, cujo foco será voltado para as pessoas, para o desenvolvimento de competências, em que o Coaching se apresenta como importante ferramenta.
Pudemos verificar até aqui a proposta da metodologia da Gestão por Competências e discutimos a respeito das competências organizacionais.
Agora é a vez de compreendermos o conceito de competências com ênfase nas pessoas, seus conhecimentos, habilidades e atitudes. E para falarmos em pessoas, existe um conceito na psicologia que vai nos ajudar a refletir a complexidade e magnitude do ser humano, que é o conceito de subjetividade.
Questão para reflexão
Você já ouviu falar em subjetividade? Na sua opinião, o que este termo significa? E qual é a sua relação com o conceito de competência?
Sabemos que, com as intensas mudanças ocorridas no mundo do trabalho, a Gestão de Pessoas tem se tornado cada vez mais estratégica, buscando estar mais próxima das pessoas, trabalhar a liderança e contribuir para o desenvolvimento das pessoas na organização, bem como para seu bem-estar e qualidade de vida. Com isso, surge a necessidade de compreendermos um pouco melhor a respeito do ser humano.
A psicologia é uma ciência que tem nos auxiliado neste grande desafio. E alguns dos ensinamentos gerais deste campo do conhecimento é o de que o ser humano é um ser histórico, dotado de múltiplas características, influenciado por múltiplas dimensões, um ser que, a todo momento, transforma e é transformado pelo que está à sua volta e, além disso, está em constante desenvolvimento. Neste sentido, não podemos reduzir o ser humano a um único comportamento ou traço, ou ainda, a alguma condição em que ele esteja inserido.
Link:
Esse vídeo que você irá assistir é, no mínimo, incrível! Faz parte de um projeto chamado “7 Bilhões de Outros”. Veja que interessante: foram filmadas