Perfil E Competencia 2
Estudo das Competências do Técnico em Logística.
Estudo das Competências do Técnico em Logística
PERFIL PROFISSIONAL
Este perfil é estabelecido a partir de competências profissionais de caráter geral, acrescido das competências específicas por habilitação, ambas direcionadas, para a laborabilidade frente às mudanças e adequadas às condições locais e regionais.
Foram utilizados dados definidos pela equipe técnica e docente, utilizando-se como subsídios às diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional de nível técnico, os referenciais curriculares da área industrial divulgados pelo MEC e estudos de outras unidades do Sistema SENAI. Estas competências significam:
I – domínio das bases tecnológicas, ou conjunto sistematizado de conceitos, princípios e processos tecnológicos, resultantes da aplicação de conhecimentos científicos à área da Indústria e que dão suporte às competências;
II – capacidade de mobilização, de forma articulada, dos saberes e habilidades necessárias à obtenção de resultados produtivos, compatíveis com os padrões de qualidade requisitados nas produções da área.
COMPETÊNCIA GERAL
Planejar, executar e controlar as operações dos processos logísticos, atendendo a suprimentos, produção e distribuição de bens e serviços, em conformidade com as normas de saúde, higiene, meio ambiente e segurança e legislação vigente.
Competências específicas:
a) Unidade de Competência 01: Planejar as operações dos processos logísticos, atendendo a suprimentos, produção e distribuição de bens e serviços:
Identificar os dados da demanda;
Definir os recursos internos e externos;
Elaborar cronograma físico e financeiro das operações;
Definir os indicadores de controle das operações;
Elaborar o plano operacional das operações dos processos logísticos;
Elaborar planos de contingência.
b) Unidade de Competência 02: Executar as operações dos processos logísticos, atendendo a suprimentos de bens e serviços:
Operacionalizar o plano de