Competencia Informacional
É a habilidade de identificar quais as informações necessárias, buscar informações em diversas fontes e saber coletá-las de maneira que satisfaça a necessidade informacional do indivíduo, de compreender e repassar o conhecimento adquirido. Sendo definido também como um conjunto de habilidades e atitudes que capacitam o individuo a identificar.
“O conceito de competência informacional envolve, entre outras, a idéia de habilidade de informação. Segundo Kuhlthau (1996, p. 154), “usuários competentes em informação estão preparados para aplicar habilidades informacionais e de uso de biblioteca ao longo de sua vida. Ou seja, uma pessoa competente em informação domina as habilidades necessárias para desenvolver o processo de pesquisa”.”
Esclarecer as afirmativas:
2.1 A competência em informação são habilidades interdisciplinares e que são fundamentais para todos os profissionais, de qualquer área.
2.2 Porque a maioria pesquisam por algo que tenha tudo em um, se mostram satisfeito com apenas um autor, não consultam muitas fontes para dar credibilidade à sua pesquisa, o que é ideal, pois “um texto esclarece o outro, que [um autor] dá seqüência a idéias do outro e que para ter uma opinião é preciso ler vários autores”.
2.3 A competência informacional são habilidades essenciais e fundamentais para todos os profissionais e organizações competentes em informação.
Requisitos indisensáveis para indivíduo ser competente em informação:
Reconhecer quando se precisa de informação e possuir habilidades para localizar, avaliar e usar efetivamente a informação. Pessoas competentes em informações são aquelas que aprenderam a aprender, sabem como aprender porque sabem como uma instrução esta organizada, como encontrar a informação de tal forma que outros possam aprender com elas.
Necessidade - O que um indivíduo deve ter para o seu trabalho, pesquisa, edificação, recreação etc. No caso de um pesquisador, um item necessário