Competencia informacional
Competência Informacional
Objetivo geral: Verificar e identificar convergências ou divergências sobre os principais conceitos e abordagens relacionados à competência informacional no Brasil.
Metodologia: A pesquisa foi desenvolvida através da metodologia de analise documental.Esta metodologia realiza não apenas uma revisão da literatura sobre o tema investigado, mas também uma investigação de artigos e documentos, objetivando-se uma obtenção de informações, caracterizando-se por um método histórico e comparativo.
Foi analisado o artigo de Elizabeth Adriana Dudziak, Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP, Bibliotecária do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo.
Analise comparativa: Segundo Dudziak(2003),Competência Informacional é o processo continuo de internalização de fundamentos conceituais,atitudinais e de habilidades necessárias à compreensão e interação permanente com o universo informacional e sua dinâmica,de modo a proporcionar um aprendizado ao logo da vida.Dudziak(2003) concebeu uma abordagem integrada em três concepções que são:Concepção da Informação,Concepção Cognitiva e Concepção da Inteligência.Segundo a autora a concepção da informação prioriza as habilidades necessárias para utilizar os sistemas eletrônicos e recuperar a informação.A ênfase na competência informacional educacional visando o aprendizado ao longo da vida é um dos pontos em comuns entre Elizabeth A. Dudziak e Bernadete Campello.
Conforme Dudziak,os bibliotecários devem ser agentes educacionais no movimento da competência informacional estes profissionais precisam atuarem em parceria com os docentes,alunos e a comunidade em geral a fim de criar um ambiente favorável à aprendizagem.Ela observou que as melhores praticas educacionais voltadas para a competência informacional envolvem um bom planejamento pedagógico.
Conclusão: Nesta pesquisa,