COMPERJ
COMPLEXO PETROQUÍMICO DO
RIO DE JANEIRO(COMPERJ) Nome: Glauber de Oliveira Henrique Turma: 302
O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) é um projeto brasileiro de uma refinaria de petróleo, pólo petroquímico e um parque industrial de transformação em produtos plásticos e químicos no município de Itaboraí, o maior empreendimento industrial das ultimas décadas no Brasil e um dos maiores do mundo no setor. Considerado o maior empreendimento individual da história da Petrobras, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro é o resultado de um investimento estimado em R$ 15 bilhões.Tendo como seu principal objetivo refinar 150 mil barris diários de petróleo pesado proveniente da Bacia de Campos, a ser construído a partir de 2008 numa área de 45 milhões de metros quadrados, é uma parceria da Petrobras com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Grupo Ultra. O COMPERJ está previsto para entrar em operação em 2012 e deve gerar para o país uma economia de divisas superior a R$ 4 bilhões por ano, em decorrência da redução da importação de fontes de matéria-prima petroquímica e da redução da exportação de petróleo pesado.
Hoje o Brasil consome cerca de dez milhões de toneladas por ano de nafta derivada do refino do petróleo. A nafta é utilizada principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica. Das necessidades totais de consumo de nafta do País, 70% são fornecidos pelas refinarias da Petrobras, sendo o restante importado. Esta nafta é a matéria-prima empregada nos pólos petroquímicos de – Camaçari (Bahia), Capuava (São Paulo) e Triunfo (Rio Grande do Sul).
O COMPERJ é uma opção competitiva para o crescimento da indústria petroquímica brasileira. A partir de sua operação, aumentará a oferta de matéria-prima para produtos de consumo, o que provavelmente motivará outras empresas a instalarem-se nos municípios