comperj
O presente trabalho descreve sobre o Polo Petroquímico do complexo do Rio de Janeiro O COMPERJ, explicando seus objetos e funções, assim como onde esta localizada e abordando ainda seus pontos negativos e positivos e seus impactos sociais dentro do estado.
IMAGEM DO COMPLEXO
COMPLEXO PETROQUÍMICO DO RIO DE JANEIRO (COMPERJ)
COMPERJ é um projeto brasileiro de uma das mais importantes empresas nacionais a Petrobras, construído em uma área com 45 Km² sendo um polo petroquímico e um parque industrial de transformação e refino do petróleo pesado proveniente e extraído da bacia de Campos. Um projeto de grande porte com parceria com o BNDES o Banco Nacional de Desenvolvimento. Localizado no município de Itaboraí, é maior projeto individual da história da empresa e um dos maiores no Brasil nas ultimas décadas, se destacando até mesmo no setor internacional. É um empreendimento cujo investimento necessário foi estimado em 15 bilhões de reais. Além de modificar a estruturada petroquímica brasileira e reduzir a dependência do setor externo por insumos básicos, o empreendimento deverá produzir cerca de 200 mil empregos diretos, além do efeito multiplicador que irá gerar em toda a economia fluminense, aumentando a oferta de matéria prima para produtos de consumo motivando outras empresas a instalarem-se nos municípios vizinhos e ao longo do Arco Metropolitano, que ligará Itaboraí ao porto de Itaguaí. Essas empresas farão a transformação dos produtos petroquímicos em bens de consumo como copos, sacos plásticos, embalagens de produtos, brinquedos, fibras para indústria têxtil e etc... e ainda indústrias que dependem desses insumos como a de automóvel e de eletrodomésticos.
Através de inúmeros estudos foi realizada uma pré-seleção onde as finalistas foram três grandes cidades do Rio: Itaguaí, Itaboraí e Bacia de Campos, levando em consideração aspectos físicos, biológicos e socioeconômicos de cada local, permitindo assim uma análise profunda